terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Amamentação: nem sempre é como o comecial do Ministério da Saúde

Olá Mam@es! Hoje finalmente consegui um tempinho para contar meu grande desafio da maternidade: a amamentação!

Enquanto eu estava grávida, minha única preocupação com relação ao assunto é se eu teria ou não leite para dar mamar ao Davi. Me preocupava porque tinha uma histórico na minha família, que minha mãe não teve leite para me amamentar (bobagem total, isso não é hereditário!!), também porque meu seio quase não cresceu durante a gestação (outra bobagem, tamanho não é documento) e também porque eu achava que somente isso poderia atrapalhar meus planos de amamentar meu filho. Mais uma bobagem, descobri que para amamentar não basta ter leite, muitas outras variáveis estão presentes e fazem com que nem tudo ocorra como o planejado!

Relatando meu caso: no inicio o Davi só queria dormir, então mamou bem pouco na maternidade e eu fui pouco orientada por conta disso. Eu achava lindo ele dormindo a noite inteira, enquanto na verdade eu deveria me preocupar porque ele não poderia ficar mais de 3/4 horas sem se alimentar. As poucas vezes que ele mamou lá, ele pegou direitinho, mas mamava que nem um reloginho: 20 minutos. Quando chegamos em casa, já sabia que tinha que acordá-lo para mamar, mas ele continuava com esse padrão de mamar pouco, logo dormia no peito! Fui na pediatra ainda nos primeiros dias de vida dele, por conta de uma icterícia e já vi que ele continuava perdendo peso, a pediatra já pediu para complementar. Como disse no meu outro post, meu mundo caiu! Como nós somos despreparadas para aceitar que as coisas não são como nós planejamos e não adianta bater o pé. Passei mais uma semana relutando dar o complemento e é claro, ele continiuou perdendo peso. Parei de brigar com o meu sonho de amamentação exclusiva no seio e complementei em todas as mamadas. Claro, o foco mudou para fazer de tudo para ele não largar o peito. Usei mamadeira de fluxo dificil, depois descobrir a sonda de relactação, contratei consultora de amamentação, aluguei a bombinha elétrica mais potente do mercado para tentar complementar o máximo possível com o meu leite. Na verdade continuava a brigar com o complemento, mas sem deixar de dá-lo. Até que meu filhote ao fim do primeiro mês, finalmente engordou e quase atingiu o peso ideal para o mês, faltou somente 100g! Aí a pediatra falou: pode ir tirando o complemento! UFA que felicidade!!!! Fim... Ou não! Não é bem o fim da história, experimenta ir diminuindo o volume de complemento do seu filhote para vê o que ocorre: berreiro! Ele chora de gritar quando acaba a mamadeira com menos quantidade que fiz para ele! E como saber se ele tá nesse choro pq tá com fome, pq tá de manha, pq quer continuar sugando algo???? Não tem como saber, ele já mama bem mais tempo no peito, em média 40/50 minutos; mas não tem como medir o quanto isso é em leite e aí qndo vc tá nesse processo de tirar complemento, você sempre pensa que chorou tá com fome! E este é o meu momento: já diminuir o complemento e já voltei a  aumentar, porque ele ficou extremamente irritado esses 4 dias que o complemento foi racionado! Olha não é fácil! E agora a pergunta que me faço é: para que mesmo que eu quero tirar o complemento? Sinceramente já nem sei responder essa pergunta!

E para que estou relatando tudo isso? Para você que ainda será mãe saiba que é preciso diminuir a expectativa com relação a isso e aceitar que amamentar não é fácil e nem sempre será possível! E também para que aquelas que já são mães e passaram por problemas com a amamentação saibam que não estão sozinha no barco, para a grande maioria das mães, sempre haverá um probleminha com relação a amamentação! Pode ter certeza persistência é tudo neste quesito, eu continuo persistindo, mas tenho tentado ser menos cabeça dura, o que importa é meu filho estar bem alimentado, seja do meu leitinho ou seja com um leite artificial!

Poderia ficar aqui horas falando sobre a amamentação, mas o filhote me chama para seu mamar, então fica para um próximo post!

bjos

Um comentário:

  1. E verdade a minha cunhada tambem o leite nao era o suficiente ela tomou plasil,sucos canjicaetc...nao adiantou teve que dar leite artificial meu sobrinho tem 1 ano e 4 meses super saudavel nunca foi internado .

    ResponderExcluir