segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Pelo direito da escolha do parto!

Eu, nunca me vi fazendo um parto normal e muito menos natural, desde antes de ficar grávida sempre dizia que a primeira coisa que falaria para minha obstetra seria: "para quando podemos agendar a cesárea?". Quando fiquei grávida, percebi que não era bem assim e que poderia até ser taxada de mãe desnaturada se fizesse isso, afinal ainda nem sabia os desdobramentos que minha gravidez teria! 
A gravidez foi passando e eu pesquisando sobre os partos! Incrivelmente parece que este é o ano de se divulgar o parto natural em domicílio, que não é um parto que me agrada, mas que respeito e parabenizo as mam@es que seguem este caminho. Li muito sobre as mam@es que idealizam tanto um parto normal que ao sinal de que seria necessário um parto cesáreo simplesmente relutam e até se deprimem por não conseguir fazer o parto da maneira que tanto sonhou. Então pensei: e se eu, que quero tanto uma cesárea, acabar chegando ao ponto de ter a bolsa rompida e a dilatação perfeita, o que farei? Acho que fechar as pernas e implorar para meu filhote não sair, não vai dar né??? Por isso, percebi desde o início que deveria desconstruir meu sonho de cesárea e também cogitar a possibilidade do parto normal, vai que...
Mas nada me incomodou mais, durante a gravidez, do que entrar nos fóruns e vê a discriminação que se tem com quem quer fazer a dita cesárea eletiva. Entendo que isso se deve muito a postura dos médicos que não querendo ficar de plantão estimulam e, às vezes, até arranjam desculpas para convencer as mam@aes a fazerem à cesárea. Isso em classes onde a informação não é tão disseminada é realmente um perigo. Porém, na era da informação, nas classes com acesso a internet, só faz cesárea eletiva quem realmente quer ou tenha algum impeditivo de saúde para ter parto normal. Quem não quer e percebe as intenções do médico, sempre tem a opção de trocar de obstetra durante todo o pré-natal. 
Nos fóruns há quem diga que para ser mãe de verdade tem que passar pelas dores do parto; que nada a transformará mais em mãe que sentir a cabecinha do seu filho coroar; que é uma emoção que mãe nenhuma de parto cesáreo sentirá; blá, blá, blá... É de uma insensibilidade e crueldade sem tamanho lê isso e perceber o quanto as pessoas não sabem defender suas preferências sem deturpar a preferência contrária. Depois vem aquele que lembra de todos os contras do parto cesáreo, mas que em momento algum lembra das intercorrência que um parto normal pode trazer para mãe e bebê. Tudo nesta vida tem prós e contras e é assim também com parto, nenhum parto só tem benefícios! Tem também a corrente que diz: "deixa o bebê vir na hora que ele quiser, espere...". Ok, concordo que em primeiro lugar, para escolher o tipo de parto deve ser levado em conta o bem-estar do bebê e acredito que isto seja um consenso; porém não prejudicando o bebê o segundo ponto a ser pensado é o sentimento da mãe. Do que adianta você ficar esperando o seu bebê dar o ar da graça (leia-se: nascer) tensa, com medo da hora do parto e sem conseguir viver nas últimas semanas por temer o parto normal? Será que você terá toda essa emoção que dizem se você é do tipo que tem medo até de dar um ponto no dedo? De repente você é que nem eu, a ansiedade em pessoa, e esperar a bendita hora do bebê, que pode chegar até a 42˚ semana, seria uma tortura. Enfim, muitos podem ser também os desdobramentos que se, não fazendo mal ao bebê nascer de cesárea eletiva, podem fazer muito bem a mam@ae neste momento e ajudá-la a ter forças para a parte que importa: cuidar do seu filhote.
Por isso tudo que expus aqui, venho neste espaço de liberdade de expressão pedir pela liberdade das mam@aes escolherem seus partos, sem julgamento! Todas nós teremos uma emoção muito forte no nascimento dos nossos filhos, independente do tipo de parto escolhido!
Pesquisem e levem em consideração os sentimentos de vocês, mam@es! O resto, deixem para lá...
Abraços e até o próximo post!

10 comentários:

  1. Olá mamae, eu concordo com você completamente.
    Faço minhas as suas palavras, temos o direito de escolher sim, cada uma que seja feliz com sua escolha. E a minha tb ja foi feita. Sera cesária! Que Deus nos ilumine e Nossa Senhora do Bom Parto nos proteja.
    Beijos e um ótimo parto a todas independente da escolha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário e bem vinda ao webmam@e.blogspot.com.br!!!! Bom parto para todas nós!!! Que chegue logo, pois a ansiedade tá do tamanho do mundo!!!
      Beijos

      Excluir
  2. Concordo plenamente com seu post!! Eu optei por parto normal e foi bem tranquilo mas, a opção precisa ser da mulher. Se a mulher quer a cesária precisa ser respeitada por todos. É uma bobagem falar q quem teve parto normal é mais mãe pq sentiu dor... Eu tive parto normal e não senti dor e depois da anestesia não se sente nada. Nem mesmo o bebê saindo.
    Eu escolhi o parto normal pq acho q a recuperação é mais fácil mas, isto também depende de cada mulher.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Adriana pelo comentário e elogio! Realmente já li relatos de mães que não sentem muitas coisas por conta da anestesia, por isso hoje está bem na crista da onda a propagação do parto natural, sem anestesia alguma! Eu admiro muito quem opta por este tipo de parto, mas me dói só de pensar!!! Cada mam@e tem que conhecer seus limites e decidir pelo parto que a deixar feliz e plena! Claro, que resguardando a indicação do médico, caso um dos partos seja contra-indicado. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Concordo! Durante minha gestação, eu não marquei nada e deixei pra decidir o que faria mais perto do nascimento... Qualquer uma das 2 opções me davam medo, nunca tinha entrado em um hospital, então eu precisaria enfrentar de qualquer forma. Cheguei as 40 semanas e nada de trabalho de parto. Na ultrassom, deu que tinha uma circular de cordão. Para as doulas e defensoras do parto normal, isso não é indicação de cesárea, e minha própria obstetra disse pra eu não me preocupar, que se eu quisesse ter normal eu teria.
    Mas o Caio não encaixava, flutuando ainda, nem sinal de trabalho de parto e o tempo passando. E eu cismei que queria cesárea, não dá pra explicar, sexto sentido, sei lá.
    Só sei que foi a melhor coisa que eu fiz: Caio já estava com 3 circulares de cordão e preso no alto da barriga... O nascimento dele foi super conturbado, quando o tiraram, foi o tempo de cortar o cordão que apertou o pescocinho demais e correr com ele pro balão de oxigênio. Se eu esperasse mais, ele poderia entrar em sofrimento, poderia ter acontecido muita coisa e de qualquer forma eu teria que fazer uma cesárea. Graças a Deus deu tudo certo no fim das contas, minha recuperação foi maravilhosa e meu príncipe tá lindo aqui comigo.
    Então agora mais do que nunca defendo que cada escolha deva ser respeitada, e ninguém tem nada a ver com os motivos de sua escolha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo testemunho Priscila! Já pensou se vc fosse uma denfensora convicta do parto normal? Ia acabar se fechando para a possibilidade da cesárea e podia fazer mal ao seu filho! Graças a Deus deu tudo certinho com o Caio e ele está aí contigo! Parabéns por ter tido a mente aberta e atentado para todas as possibilidades!
      bjos e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Eu estou na 2a gestação, tive a 1a filha de parto normal em hospital e achei ótimo. Dói muito sim, não tive anestesia e quase não aguentei. Os médicos chegaram a desistir e indicar cesárea de emergência, mas foi só sair todo mundo e desligar o monitor de BCF, a Mary coroou e fomos pra sala de parto. Me recuperei mega rápido e o mais impotante: ela nasceu saudável. Mas não acho nada idílico nem romântico nisso, só acho que fisiologicamente é melhor pra mãe se recuperar.
    Nesta 2a gestação tenho indicação de cesárea e confesso que estou triste pq não posso nem tentar o PN... Estou pré-diabética, em gestação de alto risco e com uma bebê bem maior que a 1a a caminho. Fora que ela tinha uma semi circular de cordão na última ultra... Veremos na próxima ultra se desfez ou apertou. Meu problema com a cesárea é a recuperação pós parto, e só. Nada contra anestésicos, cortes e pontos, já fiz 4 cirurgias e sei bem como é. Mas é diferente se recuperar sozinha, sendo cuidada, e se recuperar tendo que cuidar de um bebê que depende integralmente de você.
    Enfim, gostando ou não, achando ruim ou bom, o melhor pra essa filha é a cesárea e farei o que for preciso para garantir o bem estar dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Samyra o importante é se manter aberta as possibilidades! Entendo sua tristeza de talvez nem poder tentar o parto normal desta vez, mas se fará mal para ti ou para seu bebê nem tem o que contestar né? A melhor coisa que fazemos é não criarmos muitas expectativas quanto ao parto desejado para em caso de mudança não fiquemos tão frustadas!
      A minha cesárea já está agendada para o próximo sábado, mas a todo momento penso: isso se ele não quiser nascer até lá! Vai que entro em trabalho de parto...
      Obrigada pelo comentário!
      bjos

      Excluir
  6. Olá, eu infelizmente não pude escolher: sonhei tanto com um parto normal, senti todas as dores, mas na hora H estava com pressão alta e fui submetida a uma cesárea de emergência. Hoje leio blogs que falam que pressão alta não é motivo, outros que falam que é perigoso para o bebê... Minha maior frustração foi que devido à pressão alta eu tive rompimento da cesárea e precisei ficar internada e refazer a cirurgia com minha bebê com apenas dias de nascida!!! Sempre penso que se tivesse sido normal nada disso teria acontecido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tati, que chato o que ocorreu contigo! Imagino ser bem dificil ter um bebê com dias de nascida e ter que fazer uma cirurgia e ficar internada! Infelizmente você nunca saberá se o parto normal teria sido melhor ou não, porque pelo o que você falou não foi recomendado por conta da sua pressão! É ruim, mas ficamos sempre na mão dos conhecimentos dos médicos e por mais que pesquisemos, não dá para bater o pé quando o médico diz ser perigoso o parto normal ou a cesárea! É preciso confiar e sempre que possível se cercar de profissionais que nos passem serem capazes de conduzir as emergências! Seria bom investigar essa sua pressão, para futuramente isso não ocorrer novamente em um novo parto ou demais cirurgias! bjos

      Excluir