quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Escolhendo os padrinhos do seu filho!


Olá Mam@es! Reta final da gravidez, 37 semanas, e vai dando um preguicinha de escrever!!! Mas aqui estou eu, pois sei que depois que o Davi nascer, não vai ser por preguiça que não vou escrever e sim por falta de tempo!

Hoje escolhi este tema, pois foi algo que eu tive que morder minha língua! Eu sempre disse a vida inteira que não escolheria minha irmã ou irmãos do meu futuro esposo para padrinhos, porque essas pessoas já desempenhavam um "cargo" bem importante na vida do bebê que é serem tios da criança, então para que ser padrinho também???

Mas aí o tempo foi passando, a vida foi mudando e se transformando! Nem eu e nem meu marido temos raízes em um único lugar, temos sim amigos, mas sempre estão a distância, pois nos mudamos com frequência. Alguns conseguimos manter, mesmo com a distância, outros nem tanto. E aí quando você pensa na escolha de um padrinho para seu filho, o que é que primordialmente você quer? Alguém que esteja sempre por perto! No nosso caso, quem eu tenho certeza absoluta que mesmo com o nosso muda-muda de cidades vão estar sempre por perto e indo nos visitar e vice-versa? Os irmãos com certeza, além dos nossos pais! Por aí toda aquela teoria que os tios já tinham um "cargo" suficiente na vida do nosso filhote foi por terra e passamos a perceber que sim, eles poderia também desempenhar este papel super importante na vida dos nossos filhos.

Mas estarem por perto não é a única questão a se pensar ao escolher os padrinhos, também é importante escolherem pessoas que compartilhem das mesmas crenças, valores e ideais; afinal a ideia dos padrinhos é que na falta dos pais, eles criem ou ajudem na criação da criança. Então, por mais amor e carinho que vocês tenham por uma pessoa, é sempre prudente se questionar se aquela pessoa vai criar (caso necessário) seu filho nos mesmos preceitos que você acredita. Aqui em casa, da minha parte só tenho uma irmã, casada e com um filho e da parte do meu esposo tenho uma cunhada, ainda solteira e um cunhado já casado e com dois filhos. Decidimos que a criação que nossos irmãos dão aos seus filhos é exatamente o modelo que queremos seguir e eles nos inspiram muito. Também percebemos que quando tivermos alguma dúvida para lidar com nossos filhos, com certeza vamos recorrer a eles. Pensando nisso, optamos por fazer algo que minha irmã também fez com o filho dela (meu afilhado lindo, Arthur), de chamar os irmãos para serem padrinhos e seus respectivos cônjuges serem os chamados padrinhos por tabela (tem a mesma importância, só não assinam um papel na igreja)! 

Somos católicos e na igreja além dos padrinhos também é possível ter um casal ou somente uma pessoa com madrinha/padrinho de consagração. Para desempenharem este papel, optamos por aí sim chamarmos amigos de longa data que apesar da distância mantemos contato frequente. No caso, meu marido chamou um amigo, que sem ele nem teríamos nos conhecido, e eu chamei uma amiga da escola, que depois de anos reencontrei e nunca mais perdemos contato. São pessoas que temos muito carinho e que percebemos que a recíproca é verdadeira! Ah... Acho que vale uma conversa de que padrinho de consagração também é importante, assim como os padrinhos que assinam na igreja. Eu mesmo, sempre considerei mesmo como madrinha, aquela que foi  minha madrinha de consagração! Aliás, ela é um caso raro de uma pessoa que não é da família, mas que apesar do muda-muda dos meus pais (sim, eles nunca pararam também, mas as mudanças eram na mesma cidade), sempre esteve por perto e é uma das maiores referências na minha vida! Além de madrinha, foi minha mãe de leite, então o carinho que tenho por ela é carinho de filha para mãe!

Agora como convidar as pessoas para serem padrinhos dos nossos filhotes? Geralmente os padrinhos só são escolhidos ou chamados depois do nascimento do bebê, mas eu como a ansiedade em pessoa, não podia esperar tanto para isso (rsrs)! Com os padrinhos de consagração não consegui fazer nenhuma surpresa. O padrinho que é amigo do meu esposo já estava ciente que quando tivéssemos um filho seria padrinho da criança; aí quando descobrimos a gravidez a promessa só foi reafirmada. Com a minha amiga, eu a convidei em um almoço, eu uma das minhas visitas a Brasília. Mas aí tentamos fazer algo diferente para nossos irmãos, principalmente porque o irmão do André mora em Manaus e desde que descobrimos a gravidez não conseguimos vê-lo. E foi aí que me veio a ideia de fazer um vídeo-convite. Assim dava para fazer o convite e também explicar como funcionária, pois a nossa preocupação sempre foi deixar claro que o esposo da minha irmã e a esposa do meu cunhado também serão considerados padrinhos do Davi. Enviamos para Manaus e entregamos um video-convite para minha irmã quando estávamos em Brasília e pedimos para eles verem com suas famílias reunidas. Acho que nem precisa dizer a resposta do convite né? Como sou do tipo que gosto de compatilhar e inspirar idéias para outras pessoas, segue meu vídeo como modelo, caso optem por fazer algo parecido:





Então é isso mam@es!!! Espero que tenham gostado do post e que ele seja útil para ajudarem a refletir sobre o assunto!

Beijos e até o próximo post! Acredito que o último antes do nascimento do meu pequeno Davi!

Atualização em 20/10/2012: Olha saiu hoje uma matéria no UOL falando sobre o assunto.

5 comentários:

  1. que amor o vídeo!
    também escolhi meus irmãos, porque concordo com você nessa questão de que os padrinhos serão as pessoas a cuidarem da criança caso os pais faltem. e quero pessoas que eu conheça bem, ame e que eu sei que já amam e cuidam da minha pequena mesmo na barriga.
    vou te linkar, pode?
    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula! Obrigada pelo comentário!!! Claro que pode linkar!!! Fique a vontade, a informação aqui é para ser compartilhada!!!
      bjos

      Excluir
  2. Nossa Bianca que lindo o vídeo e ai esta ansiosa pela chegada do Davi?posso até imaginar pq a Aninha esta perto de vim tbm bjss boa sorte...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quando é a sua Aninha, Amandha? Vou tentar colocar um post essa semana sobre a primeira semana do Davi, a realidade nua e crua de ter um bebê em casa!!! Se prepare, é maravilhoso, estou apaixonada pelo Davi, mas temos que nos preparar para a realidade, pois os primeiros dias são difíceis!!! bjos

      Excluir
  3. Adorei.... fantástico meu blog.
    Então... eu compartilhei no faceboook.
    Parabéns!

    ResponderExcluir