terça-feira, 9 de outubro de 2012

Fraldas de Pano - A nova polêmica!



Vamos lá, coragem Bianca!!!

Porque estou falando isso??? Simplesmente porque ontem escrevi este post e quando já estava finalizado, tudo bonitinho eu tive a capacidade de perdê-lo e não teve o que eu fizesse para obter sucesso em recuperá-lo! Coisas de gestante no fim da gestação, agente fica um pouco mais lesada do que já é na vida real!!! =)

Mas vamos falar sobre este assunto na qual ainda não estou 100% comprometida, já que meu bebê ainda nem nasceu! Ouvi falar das fraldas de pano modernas quando estava organizando minha viagem para os Estados Unidos. Lá já faz algum tempo que estas fraldas voltaram a atrair os olhares dos pais. Li um relato de uma mam@e que colocou em prática e na medida do possível conseguiu utilizar as fraldas e achei uma ideia razoável. Acabei não conseguindo trazer as tais fraldas dos Estados Unidos (dizem que as de lá, são as melhores), a grana tava curta e tive priorizar outras coisas, mas continuo pensando em tentar mais para frente comprar uma marca nacional e quem sabe colocar em prática.

Eu não sou uma pessoa Eco-chata! Na verdade, nem posso dizer que sou uma pessoa engajada nas causas ambientais, embora eu sempre faça o que está ao meu alcance (separo os lixos, economizo água, tento comprar só aquilo que realmente vou utilizar e faço doação do que não estou utilizando), então porque não tentar incluir algo na rotina que vai diminuir consideravelmente a quantidade de lixo produzido no mundo? 

Mas como disse não me considero uma pessoa tão engajada nas causas ambientais, então confesso que não foi somente isso que me chamou a atenção e me fez pensar em utilizar as fraldas de pano!!! O outro ponto muito a favor é a economia que se faz em fraldas. Se você pensar uma fralda descartável é bem mais barata que uma fralda de pano, que está custando cerca de R$25,00, mas as descartáveis já diz o nome, né? Além da fralda, você terá o custo dos absorventes que vão dentro de um bolso e se quiser mais praticidade para seu dia-a-dia já tem a venda também um absorvente que você coloca entre a pele do bebê e a fralda, o que dependendo da fase que seu bebê estiver nem suja a fralda e você só precisa descartar as fezes com o papel absorvente. Mesmo tendo que descartar algo com este método, trata-se de um absorvente biodegradável, o que diminuiu em muito o tempo dele no solo. Mas mesmo com esse investimento inicial necessário, cogita-se uma economia de R$3.500,00 em dois anos de uso de fraldas. 

Quer mais um motivo para pelo menos pensar nas fraldas de pano? As assaduras do bebê são muitas vezes causadas por conta dos agente químicos que compõe a fralda descartáveis. Outras vezes é porque a fralda não absorve bem o xixi e aí quando o bebê fica muito tempo molhado, acaba assando. Com as fraldas de pano a pele do bebê fica em contato direto com algodão e os absorventes que vão dentro da fralda, prometem absorver bem o xixi, deixando o bebê sequinho.

Decidi escrever este post, após um debate em uma comunidade no facebook, onde as já mam@es diziam que eu não conseguiria utilizar este método nem por uma semana! Eu entendo perfeitamente os comentários e sei que for tentar mesmo utilizar estas fraldas vou escutar um monte, de retrógrada a mãe desocupada! Parte destes comentários virá de pessoas sem informação e que não sabe realmente como funcionam as fraldas modernas. Muitas pessoas ainda pensam naquelas fraldas de pano que você dobrava e colocava no bebê com o alfinete, mas não é isso que estou falando, as fraldas de pano são semelhante as descartáveis, olha as fotos aí embaixo:
                                           
Outra parte das críticas virá das mam@es que realmente não tem perfil para utilizar estas fraldas. Entendo que não é algo que deva ser utilizado por todos, pois existem muitas variáveis para que se dê certo. Mas como ainda não testei para colocar minhas considerações, me aproveito de dois relatos que vi na internet de uma mam@e que conseguiu utilizar e de uma que não conseguiu e seus motivos.
A mam@e que conseguiu é a blogueira Luíza do Potencial Gestante. Neste post ela relata sua experiência com os prós e contras das fraldas de pano. Chamo atenção ao fato de ser ela quem cuida das lavagens das fraldas e não uma empregada doméstica, o que facilitaria muito a vida de uma mãe, e mesmo assim ela conseguiu por em prática. A outra mam@e que não se adaptou as fraldas de pano é a Marina do blog Mãerina e ela relata em uns 3 post as dificuldades dela. Com base no relato dessas pessoas é possível você tirar uma conclusão se as fraldas de pano foram feitas para você ou não. 

Eu penso em colocar em prática este plano bem mais para frente, quando o Davi estiver na fase das fezes sólidas, o que vai facilitar a lavagem das fraldas. Também acredito que não vou substituir 100% das fraldas descartáveis, acho que dê para utilizar as fraldas de pano em casa e as descartáveis na rua. Se vai dar certo só o tempo dirá, fica a promessa de voltar a escrever sobre o tema quando tiver experimentado no meu filhote Davi!

E você, o que pensa sobre o assunto? Já usou e tem um relato para nos contar? Fique a vontade para fazer comentários!

2 comentários:

  1. Olá Bianca, tudo bem? Já conseguiu formar uma opinião sobre as fraldas de pano? Estou gostando bastante do seu blog, me identifico em várias passagens que leio. Como sou mtooo ansiosa, estou com 19 semanas já pensando no meu pequeno nos braços, pesquisando, reformulando e formando opiniões sobre esse futuro tão próximo.

    Bjos e felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina, tudo bem comigo e com vc??? Que bom que está gostando do blog e que se identifica, fico feliz em estar cumprindo o objetivo do blog!!! Sobre as fraldas de pano, preciso ser sincera, ainda não testei! Ocorre que fiz chá de fraldas, tô cheia de fraldas P aqui em casa, então tenho que gastá-las! Mas agora que conheço a fundo o cocô de um bebê (rsrsrs) posso te dizer que mesmo se eu não tivesse fraldas eu ainda não optaria pelas de pano. Ocorre que neste inicio ficamos muito sobrecarregadas com a nova rotina e precisamos nos adaptar, então quanto menos trabalho melhor! Além disso, o cocô deles é liquido ou pastoso, o que dá um trabalho maior para limpar. Então realmente será algo que só testarei quando o cocô dele ficar mais sólido!

      Espero ter ajudado!

      bjos e boa gestação para ti!

      Excluir